Cabos de amarração

COMPRIMENTO

Cabos de amarração para popa e proa deverão ter cerca de 2/3 do comprimento da embarcação. Regeiras (Spring Lines) são cabos de amarração usados para manter a embarcação amarrada paralelamente à doca/cais e deverão ter praticamente o mesmo comprimento da embarcação.

DIÂMETRO

É conhecido que em geral, a regra para os cabos de ancoragem é igualmente aplicável aos cabos de amarração. Recomenda-se cerca de 3.15mm de diâmetro de cabo para cada 2,74 metros de comprimento de embarcação. Cabos de maior diâmetro proporcionam maior longevidade, no entanto não esticam o suficiente e esta característica é importante para a absorção do choque causado pelas ondas e pelas esteiras das embarcações que passam nas imediações, assim como o efeito das rajadas de vento ao incidir na embarcação.

 

Cumprimento da Embarcação (mtrs) Diâmetro do cabo                 
Até 8 mtrs 10 mm
de 8 a 9,50 mtrs 12 mm
de 9,50 a 11 mtrs 14 mm
de 11 a 13,50 16 mm
de 13,50 a 16,50 mtrs 19 mm

de 16,50 a 19 mtrs

22 mm

de 19 a 22 mtrs

24 mm

Cabos de diâmetros demasiado pequenos vão esticar excessivamente e desgastar-se prematuramente. Cabos de amarração com diâmetros muito grandes podem não caber no seu mordedor/acessórios de rigging corretamente, e não haverá uma extensão suficiente para a absorção de cargas de choque.

Estas regras servem apenas de guia e não substituem as recomendações do fabricante da sua embarcação. Considere sempre a informação constante no manual do fabricante quanto a recomendações e orientações para um uso correto da sua embarcação.

mooringline_20161219.png

Veja também: âncoras - a escolha | Hibernação | Antifouling | Ânodos