Hibernação - Ar Condicionado

O sistema de ar-condicionado pode vir com determinadas recomendações especiais para hibernação por parte do fabricante.
Ainda que não assim seja, existem alguns detalhes que podem divergir de parte a parte no vasto mercado globalizado, que descrevem a melhor maneira de hibernizar um sistema de ar-condicionado e deixá-lo na melhor performance para a época seguinte.
 
Ao contrário dos sistemas de ar condicionado tradicionais, que retiram o calor de espaços interiores e o expulsam para o exterior por meio de radiação, os sistemas marítimos absorvem o calor no interior de uma embarcação e transferem-no para o exterior por meio de um permutador de calor para a água do mar.
 
Tipicamente, este tipo de sistema pode incluir os seguintes componentes:
- Um passa-casco de admissão
- uma válvula
- um filtro em linha
- uma bomba
- um permutador de calor
- um passa-casco de saída (acima da linha de água)
 
A água é puxada pela bomba que a empurra através do permutador de calor, onde se dá a absorção do calor, sendo posteriormente descarregada para o exterior.
Quando o sistema não está em funcionamento, a água permanece no interior do permutador e nas linhas de admissão/saída.
Em determinadas condições climatéricas onde a temperatura baixa para números negativos, a água ali estagnada poderá congelar e, ao expandir-se pode danificar o sistema, deixando uma despesa acrescida para o proprietário da embarcação.
 
 
 

Poderá ver também:

Motores Fora de Bordo | Sistema de Água Doce | Sistema Sanitário Parqueamento | Equipamentos Electrónicos | Motores Interior

 

E-mail: