Hibernação - Electrónica

Apesar de haver muitas incidências na sua lista, este artigo irá abranger a hibernação de equipamentos electrónicos e electricidade, apenas. Poderá acompanhar outros aspectos da sua lista em outros artigos publicados na nossa secção "Hibernação", Aqui.

Verifique o manual do fabricante, quer da embarcação, quer dos equipamentos a bordo, acerca das recomendações de fábrica para uma hibernação eficaz.

O presente tópico serve apenas de guia e não substitui as boas práticas a levar em conta por uma equipa técnica especializada, ou pelas recomendações dos fabricantes.

Baterias:

exide_automotive_20160802.png

Nunca deverá negligenciar as suas baterias de modo a deixá-las sem atenção e ignoradas durante todo o inverno, já que isso irá inevitalvelmente trazer-lhe constrangimentos na primeira hora da nova época de navegação.

Caso não exista na sua embarcação um sistema solar fotovoltaico para carregar as suas baterias, ou uma tomada no parqueamento e a sua embarcação não esteja na água, o local ideal para a manutenção das baterias é em casa ou num centro apropriado, como um estaleiro náutico, ligadas a um sistema de manutenção de carga.

Atenção: Tenha em mente que baterias de tipos diferentes requerem necessidades de carga diferentes. Uma bateria convencional de chumbo ácido, por exemplo, tem uma tolerância de tensão de carga muito maior do que uma bateria AGM. Em caso de dúvida, requeira sempre uma manutenção profissional junto do seu centro náutico.

Caso opte por deixar as baterias a bordo da sua embarcação, indicamos alguns cuidados a levar em consideração:

- Certifique-se que as ligações nos bornes das baterias estão devidamente apertadas e livres de corrosão. Limpe-as, se necessário.

- Cubra as ligações com um inibidor de corrosão.

- deixe as baterias ligadas a um carregador de baterias náutico com configuração de flutuação, ou,

- deixe as baterias desligadas, mas, carregue-as completamente pelo menos uma 

sterling-power-pro-charge-ultra-3971-p_20160802.png

vez por mês.

- Baterias ligadas a um carregador auto durante muito tempo correm o risco de verter o electrólito e, em ultimo caso, poderão explodir! Não corra riscos desnecessários!

Actualmente as baterias têm uma melhor performance quando carregadas com um carregador inteligente que varia a carga consoante os diferenciais químicos na bateria e coincide a tensão de carga com o que a bateria pode aceitar nos diferentes estágios do ciclo de carga.

 

Equipamentos electrónicos:

Sondas, plotters, Radares, Sistemas de posicionamento, sistemas de comunicação.

Ao hibernar a sua embarcação não esqueça o seu equipamento electrónico para a próxima temporada de navegação.

Qualquer equipamento electrónico amovível deverá ser retirado para fora da embarcação e guardado em casa ou num cacifo para o efeito, no seu centro náutico.

esTouchScreen_20170817.pngEquipamentos permanentes: Não existe problemas em deixá-los na consola. Certifique-se de que estão secos e isentos de poeiras.

Poderá considerar cobri-los com uma capa térmica protectora  apropriada. Não use plásticos ou outros materiais que atraiam húmidade do ar e venham a formar condensação. Considere que poderá estar largos meses ausente da sua embarcação e isto poderia danificar os seus equipamentos.

Esta será a altura para limpar ligações, cuidar de transdutores, verificar os cabos de ligações, passacascos danificados, etc...

Consulte os manuais dos equipamentos acerca dos cuidados a ter para mantê-los na mais alta performance.

Um pouco de atenção nesta fase deixará o seu equipamento em boa forma e pronto para a hora de voltar à ação.

A inspecção aos elementos dos equipamentos, bem como uma limpeza cuidada é sempre bem vinda. Previne situações constrangedoras quando esses elementos de apoio à navegação são mais precisos.

Este é igualmente o momento ideal para realizar aquela actualização de equipamentos que tanto deseja, substituir baterias, realizar um "refit" de um sistema ou outra necessidade, já que haverá tempo para montagens e testes, tudo antes de chegar a nova temporada.

electronica_20160802.jpg

 

 

Poderá ver também:

 Ar Condicionado | Motores Fora de Bordo | Sistema de Água Doce | Sistema Sanitário Parqueamento | Motores Interior

 

E-mail: