Hibernação - Motores Fora de bordo

11_header_lower_unit1_20160804.jpg

O primeiro passo consiste na consulta ao manual do fabricante do motor. Actualmente muitos motores a 4 tempos ou a 2 tempos de injeção directa poderão ter necessidades especiais de hibernação, lavagem e instruções de manutenção. Siga cuidadosamente as indicações do fabricante.

Caso o seu motor esteja ainda na garantia e não realize a hibernação de acordo com as indicações do fabricante, poderá perder facilmente a cobertura da garantia.

Apesar dos processos de hibernação variarem conforme o motor for mais antigo ou mais novo, a 4 tempos ou a 2 tempos, os principios são os mesmos.
- O tanque de combustivel deverá ser atestado e tratado com estabilizadores de combustível apropriados ou vazado completamente.

yamaha115_20160804.jpg

- O motor deve ser lavado de acordo com as instruções do fabricante.

 Por vezes, isto não envolve colocar o motor em marcha, já que alguns motores novos dispõem de uma entrada para mangueira que permite uma rápida lavagem sem colocar o motor em marcha. Verifique o manual do fabricante acerca das especificações.

- Os lubrificantes do motor (oleo do motor para motores a 4 tempos e o lubrificante de transmissão para todos os fora de bordo) devem ser drenados e atestados com novo lubrificante e os filtros substituídos. Qualquer resíduo de água presente na transmissão irá assentar nas engrenagens de aço e retentores durante o inverno, cobrindo-os de corrosão.

 - Coloque o motor em marcha de modo a aquecer os lubrificantes antes de os vazar. Isto proporciona um vazamento mais fluído dos lubrificantes como tambem retirará qualquer contaminante em suspensão, evitando que assente no interior. Substitua o filtro aquando da substituição do óleo. 

IMG_3901_20160804.jpg - O motor deverá ser "irrigado" com óleo apropriado pulverizado para o interior. Esta tarefa apenas deverá ser realizada por pessoal habilitado, já que, não seguir procedimentos de segurança poderá resultar em danos no seu motor. 

- Depois de tratado o combustivel e deixar o motor em marcha por breves momentos, este deverá ser pulverizado com um lubrificante de armazenamento apropriado. Isso irá proteger elementos internos (retentores, rolamentos e elementos rotativos) com uma camada de lubrificante, o que impedirá a formação de corrossão.

- Esta é igualmente a altura ideal para inspeccionar/substituir os ânodos do seu motor, de modo a manter toda a unidade na mais alta e melhor performance, evitando surpresas desagradáveis no decorrer da próxima época de navegação.

Conte com a equipa técnica do seu centro náutico para o apoiar e hibernar o seu motor, caso não se sinta confortável ou preparado para esta tarefa. Ali contará com todas as condições para a hibernação dos seus motores, além do conhecimento técnico para cada caso específico.

IMG_6306-3_20161206.jpg

 

 

 

Poderá ver também:

 Ar Condicionado | Motores Interior | Sistema de Água Doce | Sistema Sanitário Parqueamento | Equipamentos Electrónicos

 

E-mail: