O primeiro passo consiste na consulta ao manual do fabricante do motor. Actualmente muitos motores a 4 tempos ou a 2 tempos de injeção directa poderão ter necessidades especiais de hibernação, lavagem e instruções de manutenção. Siga cuidadosamente as indicações do fabricante.
Caso o seu motor esteja ainda na garantia e não realize a hibernação de acordo com as indicações do fabricante, poderá perder facilmente a cobertura da garantia.
Apesar dos processos de hibernação variarem conforme o motor for mais antigo ou mais novo, a 4 tempos ou a 2 tempos, os principios são os mesmos.
- O tanque de combustivel deverá ser atestado e tratado com estabilizadores de combustível apropriados ou vazado completamente.
- O motor deve ser lavado de acordo com as instruções do fabricante.
- Os lubrificantes do motor (oleo do motor para motores a 4 tempos e o lubrificante de transmissão para todos os fora de bordo) devem ser drenados e atestados com novo lubrificante e os filtros substituídos. Qualquer resíduo de água presente na transmissão irá assentar nas engrenagens de aço e retentores durante o inverno, cobrindo-os de corrosão.
- Coloque o motor em marcha de modo a aquecer os lubrificantes antes de os vazar. Isto proporciona um vazamento mais fluído dos lubrificantes como tambem retirará qualquer contaminante em suspensão, evitando que assente no interior. Substitua o filtro aquando da substituição do óleo.
- O motor deverá ser "irrigado" com óleo apropriado pulverizado para o interior. Esta tarefa apenas deverá ser realizada por pessoal habilitado, já que, não seguir procedimentos de segurança poderá resultar em danos no seu motor.
- Depois de tratado o combustivel e deixar o motor em marcha por breves momentos, este deverá ser pulverizado com um lubrificante de armazenamento apropriado. Isso irá proteger elementos internos (retentores, rolamentos e elementos rotativos) com uma camada de lubrificante, o que impedirá a formação de corrossão.
- Esta é igualmente a altura ideal para inspeccionar/substituir os ânodos do seu motor, de modo a manter toda a unidade na mais alta e melhor performance, evitando surpresas desagradáveis no decorrer da próxima época de navegação.
Conte com a equipa técnica do seu centro náutico para o apoiar e hibernar o seu motor, caso não se sinta confortável ou preparado para esta tarefa. Ali contará com todas as condições para a hibernação dos seus motores, além do conhecimento técnico para cada caso específico.
Poderá ver também:
Ar Condicionado | Motores Interior | Sistema de Água Doce | Sistema Sanitário | Parqueamento | Equipamentos Electrónicos